WEBQUEST

 

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

 

 INTRODUÇAO

 

        O Brasil foi descoberto pelos portugueses, no ano de 1500, e por longos anos Portugal administrou as terras brasileiras, explorando suas riquezas, escravizando e dominando o povo.

        No dia 7 de setembro de 1822 o Brasil tornou-se um país livre dos domínios de Portugal, após ser declarada sua independência, pelo príncipe regente D. Pedro I .


  

TAREFAS

 

    Leia a história da Independência do Brasil nos sites propostos, ouça o Hino da Independência do Brasil e divirta-se nos sites de jogos educativos.

 

 


 

PROCESSO

 

1- Leia a história da Independência do Brasil.

www.turmacoc.com.br

https://www.escolakids.com/independencia-do-brasil.htm


 

2- Ouça o Hino da Independência do Brasil.

www.youtube.com/watch?v=N0iHERtKUQM

www.youtube.com/watch?v=nsUFn0ZLLto

https://www.smartkids.com.br/especiais/independencia-do-brasil-hino.html

 

 

3- Acesse os sites para divertir-se nos jogos educativos.

https://iguinho.ig.com.br/trivia_independencia.html

https://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/independencia-quiz.html

https://www.gameshistoricos.com/2010/09/jogo-da-independencia-brasil-d-pedro-i.html


 


 

 

WEBQUEST – FOLCLORE

INTRODUÇÃO

Dia 22 de agosto é a data que comemoramos o Folclore, conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. Quem conhece o folclore de um país, conhece o seu povo. O folclore brasileiro é muito rico. Através da aula de hoje, você poderá conhecer um pouco dessa riqueza.

TAREFAS

Você conhecerá um pouco do folclore brasileiro acessando alguns sites e, em seguida, com o que você aprender nestes sites, poderá se divertir com alguns passatempos e jogos educativos. Aproveite para aprender bastante sobre nosso folclore!

PROCESSO

  1. Conheça sobre o folclore:

    https://www.smartkids.com.br/especiais/folclore.html

    https://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u12.jhtm

  2. Leia algumas lendas:

    https://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2009/08/lendas-folcloricas_6496.html

  3. Acesse os sites para brincar com os passatempos:

    https://www.universoneo.com.br/fund/index.php?id=140&task=view

    https://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-folclore.html

    https://www.edukbr.com.br/kiagito/salao_de_jogos/janela_palavra_cruzada.asp

  4. Jogue e se divirta:

    https://criancas.uol.com.br/atividades/colorir/folclore.jhtm

    https://www.turmadosaci.com.br/jogos.htm

 

 

 

OLIMPÍADAS DE LONDRES 2012

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

    As Olimpíadas de Londres começaram em 25/07/12. É o evento esportivo mais importante do planeta. São 192 países participantes e 29 modalidades. Nosso país está participando com 259 atletas. Sediará as próximas Olimpíadas, em 2016. Por isso, devemos conhecer as regras gerais, as modalidades e outras tantas curiosidades desse evento.

 

TAREFAS

    

    Primeiro, você conhecerá a história das Olimpíadas. Em seguida, escolherá algumas modalidades para ler e saber mais. Por fim, poderá se divertir com alguns jogos de modalidades olímpicas.

 

PROCESSO

  1. Acesse os links https://www.smartkids.com.br/especiais/2012-olimpiadas-londres/ e www.canalkids.com.br/esporte/olimpiadas/cronologia.htm para conhecer a história das Olimpíadas;
  2. Para conhecer as modalidades olímpicas, retorne à pagina anterior e clique nas modalidades que desejar. Os links a seguir lhe permitirão saber sobre modalidades: www.suapesquisa.com/olimpiadas2012/modalidades_olimpiadas.htm  olimpiadas.ig.com.br/infografico-veja-numeros-e-movimentos-do-nado-sincronizado/n1597738732476.html ewww.canalkids.com.br/esporte/modalidades/index.htm;
  3. Para se divertir um pouco, agora, acesse os links iguinho.ig.com.br/especial-olimpiadas.htmlwww.turmacoc.com.br/Olimpiadas2012/ www.smartkids.com.br/jogos-educativos/colorir-online-esportes-olimpiadas.htmlwww.smartkids.com.br/jogos-educativos/colorir-online-esportes-olimpiadas.html e discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/olimpiadas/.

 

 

   

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

O Google Docs é uma poderosa ferramenta de compartilhamento de documentos que inclui textos, planilhas, apresentações de slides, formulários e até mesmo desenhos.

Totalmente adaptados ao conceito de “computação em Nuvem”, os documentos gerados pelo Google Docs não ocupam nenhum espaço no disco rígido do computador e ainda permitem o compartilhamento dos arquivos com opções de acessibilidade. As opções de acessibilidade permitem que você compartilhe os documentos e escolha quem poderá alterá-los ou somente lê-los.

Este recurso é ideal para quem compartilha informações com grupos de trabalho ou escreve artigos em conjunto com alguém.

Uma grande vantagem em gerar conteúdo ou transferir arquivos para o Google Docs, é que você pode acessá-los de qualquer computador que tenha uma conexão com a Internet.

Isto sem contar que sobrará mais espaço no seu HD (Disco Rígido) para armazenar outras informações que não poderiam ser suportadas por ele.

Assim, você poderá dar continuidade a qualquer trabalho, mesmo que esteja viajando e não queira levar consigo o seu laptop.

 

TAREFAS

A partir deste ano de 2012, os registros das aulas de Informática Educacional não serão gravados (ou guardados) no computador (servidor) da escola. Utilizaremos a ferramenta DOCS, do Google.

Como você pôde observar na INTRODUÇÃO, o DOCS nos permite fazer quase tudo o que o pacote BrOffice, do sistema operacional LINUX (LIBERTAS) possibilita: criar e editar textos, tabelas, gráficos, apresentações de slides, planilhas, formulários, etc. Uma grande vantagem dessa ferramenta é que sua armazenagem se dá na internet (nuvem virtual) não sobrecarregando, dessa forma, o espaço disponível que temos no servidor da escola, que não é suficiente para guardar todas as informações (textos, imagens e vídeos) com as quais trabalhamos durante o ano.

Sendo assim, a sua tarefa nesta aula é iniciar a utilização do GOOGLE DOCS, ferramenta disponível no seu e-mail da PBH (que possui uma parceria com o GOOGLE).

Inicialmente, você irá criar um arquivo de texto (DOCUMENTO) e irá compartilhá-lo com sua professora, para que ela possa ter acesso a ele e fazer comentários, quando necessário.

  

PROCESSO

Os passos que você deverá seguir para criar o seu arquivo no Google Docs são:

  1. Entre na internet (navegador web);
  2. Entre no seu correio da PBH, seguindo as orientações abaixo:
  • Clique em correio dos alunos;
  • Preencha o seu nome de usuário e sua senha e clique em login.
  1. Quando abrir o seu correio, procure no canto superior esquerdo da tela, a palavra Docs (em azul), e clique sobre ela;
  2. Clique na palavra CRIAR, em vermelho, no canto superior esquerdo da tela, e, em seguida, na palavra DOCUMENTO (o documento será aberto);
  3. Clique na palavra ARQUIVO, no canto esquerdo superior da tela, em seguida em RENOMEAR. Irá aparecer uma janela e, então, digite a palavra registro de e o seu nome completo (com as iniciais maiúsculas) na frente. Por fim, clique em OK;
  4. Agora, para compartilhar o arquivo com a professora, para que ela possa comentá-lo, clique na palavra COMPARTILHAR (em azul), no canto direito superior da tela;
  5. Abaixe um pouco a tela e clique no campo à frente das palavras ADICIONAR PESSOAS e escreva o e-mail de sua professora;
  6. Procure, ao lado direito do campo onde você adicionou o e-mail de sua professora, as palavras, em azul, PODE EDITAR, clique na seta ao lado e selecione, PODE COMENTAR;
  7. Clique em COMPARTILHAR E SALVAR e depois em CONCLUÍDO;
  8. Seu arquivo já está criado para ser utilizado em outras aulas. Feche todas as abas (páginas) abertas e saia do Libertas.

AVALIAÇÃO

 

A avaliação dessa aula será feita, observando dois aspectos:

  • o arquivo foi criado corretamente e compartilhado com a professora;
  • o aluno consegue abri-lo novamente. Para isso, o aluno deverá entrar novamente no seu correio da PBH, abrir o Docs e verificar o arquivo.

 

CONCLUSÃO

 

O Google oferece diversas ferramentas para facilitar a vida do usuário da internet e o Docs, sem dúvida, é uma das ferramentas que veio revolucionar e facilitar nossa vida. Primeiro porque permite criar e hospedar nossos arquivos fora do HD do computador, o que não o sobrecarrega. Segundo porque possibilita o compartilhamento dos arquivos, permitindo que vários pessoas possam editar um mesmo documento, inclusive ao mesmo tempo.

Especificamente, no caso de nossa escola, o uso do Docs irá permitir que o aluno (inclusive, junto aos familiares) abra seu arquivo da Informática Educacional em casa ou em algum lugar que tenha internet (ex. lan house, casa de familiares ou amigos) e o edite (modifique), caso deseje. A professora também poderá abrir e, caso necessário, fazer comentários sobre o arquivo de seus alunos em casa ou em em algum lugar que tenha internet.

Vamos, portanto, caros alunos, explorar essa ferramenta que tanto facilitará o nosso trabalho no ano de 2012.

 

 

 

CUIDADO COM OS DENTES

 

Neste mês de abril, estamos trabalhando como os alunos o tema Cuidado com os dentes, com o objetivo de conscientizá-los, e além disso, aprofundarmos o conteúdo de Ciências, trabalhado em sala de aula.

Os alunos estão acessando os link: www.canalkids.com.br/portal/barra/clubv.php?u=../alimentacao/index.php3 , clicando em BOCA LIVRE, fazendo a leitura da página O batalhão da limpeza, e depois clicando em CÁRIES (no primeiro parágrafo deste mesmo texto) e continuando a leitura.

Em seguida, estão assistindo ao vídeo abaixo:

www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3330

Ao final da aula, discutimos sobre as leituras e sobre o vídeo.

Confira os links e dê a sua opinião na LIVRO DE VISITAS, no MENU do site.

 

 

 

22 de Março - Dia Internacional da Água

 

A água, componente essencial a todas as formas de vida do nosso Planeta, não é um recurso natural inesgotável. Segundo dados da Agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), com sede em Roma, "dentro de 20 anos, uma proporção de dois terços da população do mundo deve enfrentar escassez de água". Isto porque o consumo dobrou em relação ao crescimento populacional do último século.


Foi pensando nisso e em muitas outras questões relacionadas a esse bem tão importante para todos nós que estamos trabalhando junto aos nossos alunos dos 1º e 2º ciclos, durante o mês de março, nas aulas de Informática Educativa, o tema ÁGUA.
 
 

 

 

 

 

 

 




Crie um site grátis Webnode